Problemática:
Algumas vezes trabalharemos com planilhas que terão uma gama de informação extensa, ou seja, muitos dados, ao ponto de se tornar quase impossível de localizar manualmente uma determinada informação.
Recurso:
O Excel nos oferece um recurso para a pesquisa e substituição de dados contidos numa grande planilha.
Como Localizar um determinado dado no Excel?
Quando estiver com a planilha aberta, siga os seguintes passos:
No Excel 2003:
- Clique no Menu Editar
- Clique no item Localizar
No Excel 2007:
- Aperte as seguinte teclas: Ctrl + L
A janela que aparecerá contem uma caixa chamada Localizar, na qual iremos digitar o que desejamos pesquisar. nesta mesma janela temos outras opções de pesquisa, veja:
Tela: Localizar / Substituir |
- Digite o dado que você deseja procurar (Conforme acima);
- Clique no botão Localizar próxima
Se o dado procurado estiver na planilha, o Excel exibira em qual célula esta a informação.
Vemos abaixo que na caixa (Localizar e substituir) existe o botão: Localizar tudo:
Botão: Localizar tudo |
- O botão Localizar tudo, localiza e exibe na parte inferior da caixa todas as ocorrências do dado procurado.
Outro botão importante é o: Opções:
Pequisa avançada: Botão Opções |
Veja Abaixo as opções que você pode utilizar para realizar sua pesquisa:
- Formatar: Esta é uma opção extra que é encontrada apenas no excel 2003 ou Superior, onde ela permite que você realize uma procura de alguma célula formatada. Para isso, pressione a seta preta ao lado do botão Formatar, e clique em formatar, na sequência escolha o tipo de formatação que deseja encontrar.
- A caixa Em: também é uma opção extra que é encontrada apenas no excel 2003, onde ela determina o local que a pesquisa será realizada, com as opções de procurar em Planilha ou em Pasta de trabalho.
- A caixa Pesquisar é uma opção que determina se a pesquisa será realizada por Linhas ou Colunas.
- Ativar a caixa Diferenciar maiúscula de minúsculas, obriga o excel a pesquisar o texto exatamente como você digitou, ou seja, respeitando letras maiúsculas e minúsculas.
- A opção Coincidir conteúdo da célula inteira serve para encontrar somente as células que contenham exatamente o texto procurado.
- A opção Examinar específica o que deseja pesquisar: Fórmulas, Valores ou Comentários.
Além de localizar, você também pode substiutuir as informações por outras. Para isso, utilize a guia Substituir. na mesma caixa de diálogo de Localizar.
The End!
Espero que o tutorial esteja bem claro, caso haja duvidas comentem!
Rafael - Excel Social